Dicas de Mercado

5 DICAS PARA A COMPRA DE UM IMÓVEL PRONTO

Vai comprar um imóvel usado? Está pesando nessa possibilidade? A equipe de prontos da My Brokers tem 5 dicas para você considerar antes de fechar negócio.

Vai comprar um imóvel usado? Está pesando nessa possibilidade? A equipe de prontos da My Brokers tem 5 dicas para você considerar antes de fechar negócio.

Comprar um imóvel pode ser um dos maiores investimentos que você irá fazer em sua vida. Portanto esse processo deve ser feito com calma e acompanhado de um especialista do mercado imobiliário, hoje a My Brokers possui uma equipe altamente qualificada e preparada para dar todo suporte e tirar suas dúvidas.

Para realizar essa missão em busca do imóvel que irá se encaixar dentro do perfil de compra existem características que devem ser analisadas. Portanto utilizando do conhecimento desse especialista que estará realizando o atendimento é de suma importência definir localização, intervalo de preço disposto a ser pago, necessidades principais e outras exigências. Nenhum detalhe nesse momento pode passar despercebido pois no futuro pode se tornará um grande problema, custando dinheiro e principalmente tranquilidade.

Todo processo de aquisição de um imóvel requer atenção dobrada ainda mais sendo usado, pois há uma gama maior de itens a serem verificados. Para te ajudar, a equipe da My Brokers separou algumas dicas para te guiar neste processo.

1 – Escolha e região que você quer morar com base em características

Informamos no texto acima que a aquisição de um imóvel é algo muito delicado, portanto definir a região onde você irá morar deve estar relacionado diretamente com o seu modo de vida, segurança, conveniência, tranquilidade, linhas de ônibus e metrô que iram ajudar muito em sua qualidade de vida.

Valorização patrimonial é outro ponto a ser analisado, a região escolhida deve apresentar algumas projeções de expansão e mudanças que irão interferir na valorização ou desvalorização do imóvel. Um exemplo sobre isso é se a região irá atrair investimentos corretos ou incorretos, que resultam em alto índice de circulação de pessoas, podendo ocasionar em insegurança ou desenvolvimento assim atraindo novos investimentos. Portanto a investigação comparada com as informações de um especialista do mercado imobiliário irão ajudar nesse aspecto.

2 – Não tente fazer as coisas com pressa

Você não gostaria de investir apenas 15 minutos do seu tempo na compra de um imóvel, certo? Algumas pessoas por estarem em situações de extrema urgência acabam fazendo isso, portanto é interessante realizar um levantamento dos 3 principais imóveis que ficam de acordo com o perfil procurado, a partir desse momento tomar a decisão. Mas lembre-se, se o prazo para isso estiver muito apertado, a melhor saída é tentar ganhar algum tempo realizando um aluguel por um prazo tempo.

 

3 – Visite o imóvel em vários horários

Essa questão parece ser um pouco irrelevante pois muitas pessoas acreditam que ir em um dia bem iluminado para verificar as condições do imóvel já é o necessário para avaliar todas características, contudo há outros pontos relevantes como barulho muito alto, movimento elevado de carros ou pessoas, eventos que ocorrem em algum lugar próximo, deste modo é necessário que se visite a casa inclusive a noite para acompanhar vários momentos do dia.

 

4 – Fale com a vizinhança

A melhor forma de saber sobre a nova casa é buscando as informações que são mais relevantes de acordo com seu perfil, e para isso pedir a opinião dos vizinhos se torna uma ótima estratégia, quem melhor para falar sobre a região que alguém com alguns anos morando e convivendo diariamente com a “vizinhança”, dessa maneira quando estiver a caminho do imóvel e avistar alguém na rua sempre é bom questionar onde mora, caso for do bairro converse a respeito das dúvidas e colha o que for interessante.

5 – Avalie bem o imóvel

Ao chegar no imóvel muitas pessoas acabam se deslumbrando pois é exatamente o perfil que está em busca, contudo é necessário avaliar alguns aspectos que seguem:

- Há humidade? Possui infiltração? Os principais sintomas disso são cheiro de mofo, bolhas na pintura, gesso descolando, paredes e teto com machas de água. Parece algo simples de verificar contudo algumas vezes acaba passando desapercebido ou após uma reforma não é nítido que o problema não tenha sido resolvido. Portanto uma checada nos mínimos detalhes é muito importante.

- A estrutura do imóvel é sólida? Para verificarmos isso é necessários averiguar paredes, teto e em torno de janelas se há alguma fissura, trincado ou rachadura para após isso investigar a causa desses acontecimentos. Pode ser desde um simples defeito no reboco a um problema mais sério na estrutura da casa. Fique atento!

- Qual o tamanho dos quartos? Muitas vezes não temos noção real de espaço até levarmos os móveis, é interessante medir o lugar atual onde fica seu quarto e realizar um comparativo baseado em suas projeções futuras, com isso vai saber se o tamanho disponível é necessário para os móveis, ou se terá que projetar algo novo para o cômodo.

- Qual o estado da elétrica? Uma avalição realizada na elétrica é crucial para evitar problemas graves futuros, portanto uma revisada em painéis de energia individual, caixa de disjuntores, interruptores e tomadas deve ser feito. Manchas escuras em torno de tomadas ou derretimento pode significar aquecimento ou curtos que ocorreram em algum momento. Se preferir solicitar para um eletricista realizar uma vistoria é uma ótima alternativa.

- Avaliei piso e aberturas: Fiquei atento na qualidade da madeira das aberturas caso forem ou do material que foi utilizado pois uma troca em custo espaço de tempo irá acarretar em custos não previsíveis. Quanto ao piso verificar se não descolamento parcial ou defeitos que irão necessitar de reformas imediatas.

- Ventilação e iluminação adequada? Um imóvel com boa orientação solar e ventilação constante irá prevenir muitos problemas citados acima além de trazer iluminação adequada e um ambiente arejado.

Leia Também
O crescimento da população idosa no Brasil vem chamando a atenção para novas possibilidades. A geração chamada de Baby-boomers com pessoas na idade média de 60 anos tem uma expectativa de triplicar em 2050, chegando a 66,5 milhões segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Vai comprar um imóvel usado? Está pesando nessa possibilidade? A equipe de prontos da My Brokers tem 5 dicas para você considerar antes de fechar negócio.
As pessoas cada vez mais buscam viver com qualidade, ficando próximo de tudo e menos tempo trancados no trânsito. Como tempo é dinheiro, estar próximo de todas as conveniências é um grande investimento.
Mercados de redistribuição: ocorre quando um item usado passa de um local onde ele não é mais necessário para onde ele é. Baseia-se no princípio do “reduza, re-use, recicle, repare e redistribua”.
Com os avanços em nossa sociedade cada vez se torna mais comum as pessoas optarem por idas aos Shopping pelo simples fato de encontrarem tudo o que necessita em um local único, desde quem procura entretenimento, realizar compras ou fazer um lanche. Portanto é um hábito totalmente comum nas capitais bem como cidades ao seu entorno, logo tudo isso traz consigo um avanço para região em torno do empreendimento.